O Alice News tem por lema “conteúdos insurgentes e interculturais” porque valorizamos a diversidade e pretendemos ser um instrumento de disseminação de um conhecimento que emerge de baixo para cima e de perspetivas distintas. Pretende ser um espaço de análise, pensamento coletivo e partilha de informação. O nosso objetivo é fornecer contribuições para ampliar as vozes de ativistas, académicos/as, profissionais, comunidades e organizações que lutam contra qualquer tipo de opressão e, especialmente, o colonialismo, o capitalismo e o heteropatriarcado. Buscamos expandir a consciencialização e fortalecer o interconhecimento e a cooperação entre as forças insurgentes, especialmente as do Sul Global e metafórico. Os conteúdos são consistentes com abordagens críticas e pós-coloniais e aceitamos contribuições espontâneas dispostas e capazes de dialogar com este ponto de vista. A nossa referência são as Epistemologias do Sul, proposta epistemológica e política de Boaventura de Sousa Santos e do programa de investigação que coordena.
O Alice News tem um público de mais de 30.000 pessoas em mais de 38 países.
Tipo de conteúdos
Adotamos copyleft usando a licença Creative Commons. Os nossos conteúdos pretendem ser acessíveis a todos, não apenas a uma comunidade específica de académicos/as ou especialistas. O nosso objetivo passa pela publicação de pelo menos um conteúdo original por semana e um conteúdo republicado todos os dias. Os conteúdos originais decorrem da nossa rede de contatos ou de autores/as autopropostos/as, podendo ser textos de, aproximadamente, 1200 palavras ou pequenos vídeos com uma duração de 3 a 5 minutos. Os conteúdos republicados provém de uma série de sítios web reconhecidos como meios de comunicação alternativos e independentes, adotando fundamentalmente a filosofia copyleft. Acreditamos que estes tipos de conteúdos podem contribuir para o fortalecimento do fluxo de informações provenientes de meios de comunicação não convencionais, não profissionais e não corporativos.
Os conteúdos estão categorizados sob quatro critérios diferentes que os/as visitantes podem usar para filtrar sua pesquisa:
● Formato: texto ou vídeo;
● Origem: conteúdo ou conteúdo original do Alice News reproduzido de um canal diferente;
● Tipo: notícias (referem-se a fatos recentes) ou reflexão (contribuição teórica mais ampla);
● Luta: anti-capitalismo, anti-colonialismo ou anti-heteropatriarcado.
Línguas
O Alice News publica conteúdos em inglês, português e espanhol. De modo geral, não traduzimos contribuições de um idioma para outro. A nossa filosofia de idioma baseia-se na ideia de que os/as nossos/as visitantes poderão ler mais do que uma das línguas de trabalho e, portanto, poderão preferir perspetivar os nossos conteúdos sem restrição de idioma. No entanto, é possível filtrar os conteúdos usando a ferramenta de pesquisa, desmarcando um ou dois idiomas e os resultados incluirão apenas o(s) idioma(s) selecionado(s).
Arquitetura
O nosso sítio está otimizado para ser intuitivo e acessível por todos os dispositivos. A maior parte do sítio faz uso de ícones para evitar uma visualização baseada em língua escrita e os conteúdos estão disponíveis nos três idiomas de trabalho. Quando a língua escrita é necessária para a interação virtual com os/as utilizadores/as (por exemplo, em páginas de sugestões ou de pesquisa), a página está disponível nos três idiomas e um seletor de idiomas fica visível no canto superior direito.
Os conteúdos são disseminados através do perfil de rede social do programa de investigação Alice (com uma ligação à nossa página inicial). Os conteúdos-vídeo podem ser encontrados na lista de reprodução do canal Alice youtube "Alice News".
Conselho Editorial
Somos um pequeno grupo de voluntários/as, académicos/as e profissionais vindos/as de várias disciplinas e perspetivas geográficas. Operamos remotamente, pois estamos localizados/as em locais diferentes, mas consideramos o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra como a nossa casa. O CES proporcionou o entusiamo original e o apoio a esta iniciativa que mantém a sua infraestrutura virtual com a dedicação específica de seu Gabinete de Tecnologias de Informação (GTI).
Atualmente o Conselho Editorial inclui: Boaventura Monjane (Moçambique), Célia Trindade Amorim (Brasil), Cristiano Gianolla (Itália - coordenador), Jessica Morris (Brasil), José Luis Exeni Rodríguez (Bolívia), Leonardo Almeida (Brasil), Rita Kacia Oliveira (EUA/Portugal), Sofia José Santos (Portugal) e Withney Sabino (Moçambique).
Antigos/as membros/as do Conselho Editorial: Begoña Dorronsoro (País Basco - Estado Espanhol), Amit Singh (India, Editor Associado).
O Conselho Editoral é assistido por vários Editores/as Associados/as de diferentes regiões do mundo, de onde procuram conteúdos e contactos relevantes. Atualmente existe uma editora associada: Daniela Jorge Ayoub (Portugal)
Para mais informações sobre como se tornar um/a Editor/a Associado/a, contacte-nos: alicenews@ces.uc.pt
Breve História
O Alice News foi originalmente criado em 2012 (ver página original aqui), no âmbito do projeto de investigação ALICE, Espelhos Estranhos, Lições imprevistas: Definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do Mundo.
O projeto Alice, financiado pelo Conselho Europeu para a Investigação e dirigido pelo professor Boaventura de Sousa Santos, decorreu entre 1 de julho de 2011 e 31 de dezembro de 2016, no CES. O primeiro Alice News foi criado e editado por José Luis Exeni (Bolívia) e Maurício Hashizume (Brasil) com o apoio de Dhruv Pande (Índia).
Com o fim do projeto Alice, o Alice News permaneceu parcialmente inativo e, por esse motivo, e em maio de 2018, foi criada uma nova equipa para revitalizar a iniciativa lançada em 26 de setembro de 2018.